quarta-feira, 15 de julho de 2015

Lançamento da Antologia Zalala 2015 - 3 de Agosto - 18h30

 


 MERGULHANDO NA ZALALA

 Zalala, assim se chama a praia que nos mantém cativos de um amor para a eternidade. Quem a conheceu ou conhece, poderá recordar os momentos que por lá viveu e quem não a conhece poderá imaginar a poesia que nela encerra. Sedenta de investimento ecológico e sustentável, recusaria qualquer investida civilizatória “selvagem”, apanágio desta globalização agressiva e agressora que nos oferecem actualmente. Como bom quelimanense, zambeziano e moçambicano, espero desta forma singela, através da publicação da antologia, estar a contribuir para a divulgação e um melhor conhecimento deste pequeno pedaço de paraíso na Terra. A poesia marejante é a nossa bandeira e não tem fronteira nem passaporte. São todos bem-vindos. Desfrutemos, pois, das ondas “quentes” da Zalala, dos palmares que parecem fazer-lhe sentinela, do cheiro da sombra da casuarinas e do sabor puro dos frutos silvestres que por lá pululam. Convoque-se, então, a poesia da Zalala. 

Delmar Maia Gonçalves 
(Coordenador da antologia e Presidente do CEMD) 


PREFÁCIO: 
Delmar Maia Gonçalves 
ILUSTRAÇÃO DA CAPA: 
José Pádua 
ILUSTRAÇÃO DO INTERIOR: 
São Passos 


 AUTORES: 

 Alex Dau
[MOÇAMBIQUE] 

   
Alex Dau é pseudónimo de Paulo Alexandre Dauto da Conceição nascido a 23 de Maio de 1972, natural de Quelimane província da Zambézia, centro de Moçambique, Em 1987 vem viver para Maputo onde na década de 90 e princípios do ano 2000 colabora com a revista “ Tempo” e alguns jornais editados na capital Moçambicana. Em 2009 publica o seu primeiro livro de contos “Reclusos do Tempo” e em 2010 participa com outros escritores Moçambicanos numa antologia de contos traduzido para Sueco. Em 2011 publica seu segundo livro de contos intitulado “Heróis de Palmo e Meio”. Em 2013 participa numa antologia de poesia “Entre o Sono e o Sonho” editada em Portugal pela “Chiado Editores”. 




 Alfredo de Sousa Pereira
[PORTUGAL]

   
 Alfredo de Sousa Pereira (Alsoupe), nasceu em Riachos a 1 de Março de 1940. Com vinte e um anos viajou para Moçambique, onde permaneceu até Junho de 1975. A primeira publicação aconteceu n’O Almonda (1966). Além da publicação de alguns poemas naquele jornal e n’O Riachense, editou em 2012 um livro de poemas intitulado “Os Caminhos do Poeta”. Em 2014 e 2015 participou numa dúzia de Antologias e ingressou em várias Academias como Académico Correspondente. 



 Ana Maria Dias 
[MOÇAMBIQUE]

   
 Ana Maria de Oliveira Dias nasceu a 12 de Fevereiro de 1952, na República de Moçambique. É professora do 3º Ciclo e Secundário. Tem vindo a participar em várias Antologias nacionais. Tem vários livros publicados, desde Contos Infanto-Juvenis e outros, crítica literária, poesia, prosa-poética. 



 Ascêncio de Freitas 
[MOÇAMBIQUE]

   
 Ascêncio de Freitas nasceu a 3 de Agosto de 1926 no lugar do Forte da Barra, Gafanha de Nazaré, Aveiro. Emigrou aos 22 anos de idade para Moçambique. Em 1999, foi bolseiro do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, o que lhe permitiu escrever o romance A Paz Enfurecida (2003). Recebeu o Prémio Vergílio Ferreira, em 1999, pela sua obra A Reconquista de Olivença (1999), o Prémio PEN Club Português, em 2000, pelo livro O Canto da Sangardata (2000), no qual apresenta uma crítica ao tempo colonial e pós-independente da história de Moçambique, e o Prémio Literário Ferreira de Castro da Câmara Municipal de Sintra, em 2002, com a obra A Noite dos Caranguejos (2003). É Presidente Honorário do CEMD. 



 Carmen Lúcia Hussein 
[BRASIL]

   
 Carmen Lúcia ´Hussein é poeta e professora universitária de Psicologia. Pertence a várias academias no exterior e na-cionais. Tem 95 Antologias e possui cerca 20 livros de Poesias, sendo que alguns deles estão divulgados no exterior. O site da autora é www.carmenluciahussein.com.br Seus livros estão www.livrariacultura. E estão reeditados em e-book www.amazon. 



Conceição Alves 
[ANGOLA]

   
 Conceição Alves, conhecida propriamente na vida profissional por Sãozita Alves, nascida em Angola, cidade do Huambo em 1961. Começou a fazer uns rabiscos no campo de refugiados em Lubango, rabiscos esses que foi guardando. Sempre foi muito participativa. Estudou em África até 1973. De regresso a Portugal concluiu os estudos, dando largas a um curso profissional, obtendo a carteira profissional de esteticista. Já trabalhou como estofadora, tendo grande sucesso. Geriu o seu próprio SPA durante 22 anos onde se realizou profissionalmente. Hoje, escreve poesia e dedica-se à sua nova loja, Espaço & Arte onde para além de vender artesanato e arte, também promove a poesia e seus poetas. 



Conceição Oliveira 
[PORTUGAL]

   
Conceição Maia Rocha de Oliveira é natural e residente em Aveiro, Portugal. Publicou LABIRINTO DE PALAVRAS, poesia, pela editora Temas Originais em 2012; TEMPO SEM HORAS, Contos, pela editora Vieira da Silva em 2013; DA RAÍZ (transparências), Poesia, Palimage, Edições Terra Ocre; É co-autora em dezenas de Colectâneas, Antologias, Agendas e Revistas Culturais. Conceição Rocha



Conceição Rocha
[PORTUGAL]
Conceição Rocha nasceu a 3 de Agosto de 1974. · Formada em matemática · Docente no Politécnico de Coimbra 



 Delmar Domingos de Carvalho 
[PORTUGAL]

   
 Delmar Domingos de Carvalho nasceu em Lisboa a 19 de Julho de 1939. Ensaísta, biógrafo, poeta, ficcionista, sociólogo, etnógrafo, filósofo, fotógrafo amador, jornalista, vegetariano. Idealista e utopista desde muito jovem é defensor dos Estados Unidos da Europa, do Parlamento Mundial, da Fraternidade Universal. 



 Delmar Maia Gonçalves 
[MOÇAMBIQUE]

   
 Delmar Maia Gonçalves nasceu a 5 de Julho de 1969, em Quelimane/ Moçambique. É Presidente do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. Publicou os livros de poesia “Moçambique Novo, o Enigma”, “Moçambiquizando”, “Afrozambeziando Ninfas e Deusas”, “Mestiço de Corpo Inteiro”, “Entre dois rios com margens”, “Mares de Olhares em Mestiçagens de Poesia” e “Pa(z)lestina”. www.delmarmaiagoncalves.tk 




Dulce Rodrigues 
[PORTUGAL]

   
 Autora premiada no 2013 Hollywood Book Festival nos Estados Unidos e em concursos literários na Europa, incluindo o 2013 London Book Festival, Dulce Rodrigues publicou seis livros infanto-juvenis e dois livros de viagem, e participou em cinco antologias, das quais uma sobre Fotografia. Fala seis línguas vivas e traduz muitos dos seus próprios livros. Natural de Lisboa, razões académicas e profissionais levaram-na a viver em vários países da Europa. Além do seu amor pela escrita, pela jardinagem, fotografia, arte, música e animais, é apaixonada por História. Recebeu várias homenagens culturais em Portugal e no estrangeiro e pertence a diversas associações ligadas à Arte e à Literatura, sendo ainda representante internacional do Jornal Sem Fronteiras. 




 E Campel 
[BRASIL]

   
Escritora, Poeta, Contista, Advogada e Artista Plástica. Participação em 30 Antologias, tendo recebido diversos Prêmios, Títulos, Certificados e Medalhas. Prêmios: Prêmio LITERARTE (2012) – Categoria: Melhores Poetas – Petrópolis – RJ - Brasil, Prêmio Luso-brasileiro da Editora Mágico de OZ (2013) – Categoria: Melhores Poetas – RJ – Brasil, Destaque Artístico Cultural da Sociedade Européia de Belas Artes - ABRASA (2013) – Viena - Áustria, Prêmio Excelência - CEMD – 2014 – Lisboa – Portugal e Prêmio Talento Poético 2015 – Projeto Poesias Encantadas – São Paulo – SP – Brasil, Embaixadora da Divine Académie Francaise des Arts Lettres et Culture – Paris – França, Aca-dêmica da ALG (GO), Acadêmica da ALAF (CE) e Acadê-mica Efetiva da Academia Internacional da ALPAS – Cruz Alta – ocupando a Cadeira 39, Autora do Livro FASES DE UMA LUZ DA VIDA. SILÊNCIO NUMA LUZ DE LUAR – (2014), Editora Mágico de OZ – Ilha da Madeira - Portugal, Membro/Associada da LITERARTE, Membro do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa – Portugal (2014) e Membro do Círculo de Escritores e Artista da España – CEMD – Santiago de Compostela – Espanha (2014). http://w.w.w.ecampel.com 




 Eloah Westphalen Naschenweng 
[BRASIL]

   
Eloah Westphalen Naschenweng, natural de Jaraguá do Sul – Santa Catarina, Professora graduada em Tecnologia em Automação de Serviços Executivos, reside em Florianópolis- Santa Catarina – Brasil, desde 1970. Funcionária Pública Estadual, aposentada. Artista Plástica , Poeta e escritora é Presidente do Grupo de Poetas Livres. OBRAS PUBLICADAS: Fragmentos – Florianópolis: IOESC , 2001 Relicário – Florianópolis : Papa-Livro , 2002 Além dos Fragmentos –São Paulo: Biblioteca 24x7-SevenSystemInternacioinal Ltda,2010 A Dança da Vida - E Book – Florianópólis, 2012 Participou de 06 Antologias e da Agenda Mangwana 2015 do Circulo de Escritores Moçambicanos na Diáspora. 




Ester de Sousa e Sá
[PORTUGAL]

   
 Ester de Sousa e Sá, nasceu em Portugal e ainda criança imigrou em 1952 com os pais para África, Moçambique. Tendo vivido em África durante 44 anos, dos quais os dois primeiros anos foram vividos na Beira, mudaram-se em 1954 para uma colónia Inglesa e aí cresceu e fez os seus estudos. Depois do casamento porém, foi de novo viver para Moçambique e em 1975, por força das circunstâncias, foi viver para a África do Sul com a sua família. Apesar de ter seguido uma carreira bancária, a sua paixão pelas artes, levou-a a iniciar a pintura no final dos anos sessenta quando vivia em Moçambique. Em 1996, devido à doença do pai, demitiu-se do emprego e regressou a Portugal. Desde então tem-se dedicado inteiramente às artes, tendo além da pintura, feito escultura e experimentado o caminho da escrita criativa, tendo já três livros publicados e alguns poemas seus publicados em várias antologias. O seu primeiro romance, Chasing After a Dream foi escrito na língua Inglesa. Escreveu também um livro juvenil bilingue com suas próprias ilustrações, O Aventureiro Ganso-Patola do Cabo Africano/The Adventurous African Cape Gannet. 




 Filipa Vera Jardim 
[PORTUGAL]
 
Começou a escrever no suplemento DN Jovem do Diário de Notícias, onde escreveu sob vários pseudónimos. Tem participado em inúmeros eventos de poesia, tertúlias, encontros, com vários trabalhos em poesia e prosa poética, estando os seus poemas integrados em várias coletâneas. Publicou na revista Literattas, em Moçambique. Mantém o blogue literário «Chez George sans» (http:chezgeorgesand.blogspot.pt). Escreve ainda ocasionalmente noutros blogues. Participou nos Contos Capitais que marcaram o início das edições Parsifal (Abril 2013). Publicou, em Junho de 2015, o livro “S. Martinho do Porto” em co-autoria com o fotógrafo Pedro Soares de Mello. 




 Hélder Neto 
[PORTUGAL]

 
Helder José Cabrita Simões Neto, nascido a 30 de Novembro de 1951, em Albufeira. Com o pseudónimo de Jorge de Melo publicou: A COR DO SILÊNCIO e PONTOS POÉTICOS. Como Jorge Neto de Melo publicou: O EVANGELHO DA SAVANA. E como Helder Neto PARAÍSO ARMADILHADO e FLUENTE DE POESIA. 



 Isabel Rodrigues 
[PORTUGAL]

   
Isabel Maria Nascimento Rodrigues, nasceu a 7 de Janeiro de 1967. Licenciatura em Psicologia Clínica, Assistente técnica no Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE. Escreve poesia, prosa, dois livros a solo a sair brevemente, inéditos. Participou em 16 antologias com as chancelas, Chiado Editora, Edições Vieira da Silva, Nospoetaseditamos, Lua de Marfim, Modocromia, Papel de Arroz e Pastelaria Studios Editora. 


 Joana Rita 
[PORTUGAL]

   
Nascida em Coimbra na Primavera de 1983, Joana Rita é ilustradora e colabora com variadas entidades de promoção das artes, da cultura e da leitura. Mestrada em Ilustração, vive em Lisboa, ilustra livros para crianças e coordena o projeto artístico “Histórias aos Retalhos” onde dá continuidade ao seu interesse por Livro Infantil e Interculturalidade. https://www.facebook.com/joanaritailustracao 



 Jorge Viegas
[MOÇAMBIQUE]

   
Jorge Viegas nasceu em Quelimane no dia 6 de Novembro de 1947. Publicou os livros “Milagres” (1969), “Núcleo Tenaz” (1982), “Novelo de Chamas” (1989) e “Da poesia? Ou de como de justifica um ponto de interrogação” (2014). Está representado em Cadernos Caliban nº1, nº3/4, nos anos de 1971 e 1972, respectivamente. No Reino Caliban 3 em 1985. Participou na Antologia de Poesia Moçambicana “Nunca mais é Sábado” em 2004. Participou em “Poets of Mozambique”, em 2006. É Membro Honorário e Presidente da Assembleia Geral do CEMD. 




 Lara Guerra 
[MOÇAMBIQUE]

   
 LARA GUERRA nasceu em 31 de Janeiro de 1926 em Maputo, Moçambique. Iniciou-se na pintura no atelier do artista plástico Malangatana. Está presente em colecções privadas em vários países, no Museu Nacional de Arte de Maputo, na Câmara Municipal de Maputo e Representação de Moçambique nas Nações Unidas em Nova Iorque. Foi homenageada no II Escritores Moçambicanos na Diáspora em 2009. 




 Leonor Sobral
[PORTUGAL]

 
Leonor Sobral (pseudónimo) nasceu em Lisboa. Licenciou- -se em Biologia, pela Universidade do Porto. Fez o Curso de Gestão de Projectos de Educação Ambiental, e uma pós-graduação em Gestão Ambiental. É coautora de várias obras temáticas de divulgação e tem participado em algumas Antologias Poéticas. Os seus dois últimos livros são: “ Os Eco-Heróis no Planeta Verde” e “Sopro”. Tem artigos temáticos divulgados em jornais e revistas. 



 Liliana Lima
[PORTUGAL]

   
 Liliana Lima, filha da revolução e criada pelo Tejo nas ruas de Lisboa. Estudou Sociologia, mas foi na escrita que, cedo, encontrou refúgio, companhia e cumplicidade. Utópica inata nos dias de sol e desencantadamente cinzenta nos dias de chuva. É nas narrativas, que através dela se escrevem, lêem, contam, dizem ou até cantam, que procura o equilíbrio entre o amor e o caos. Esse caminho da Nova Aliança, pintado de amarelo pelo arco-íris e desenhado no céu pela lua. Em palavras é e com palavras se dá num registo quase íntimo, em que, livre de convenções, semeia palavras ao vento que passa. 


Lourdes Peliz 
[MOÇAMBIQUE]

 
 Lourdes Peliz – (Maria de Lurdes Almeida) natural de Moçambique, – Faz parte de um grupo de dizedores os “Poetas Sem Rede”. Está Inscrita na SPA – (Poesia) - Características pessoais- afável, sociável, cordial e alegre. 




 Luciene Freitas 
[BRASIL]

   
 Luciene Freitas, escritora brasileira, na Literatura se divide entre a poesia e a prosa. Nesta aborda conto, crônica, romance, parábolas, pesquisa e aforismo. Tem formação em Letras, com Pós Graduação em Língua Portuguesa. 17 livros publicados. 




 Luísa Demétrio Raposo 
[PORTUGAL]

   
 Luísa Demétrio Raposo nasceu no dia 10 de novembro de 1973 em Oeiras. Cresceu na vila de Cabeço de Vide, Alentejo. Vive na cidade de Portalegre. Poetisa, suas obras são: Respiração das Coisas (2010), Nu Âmbar da Minha Escrita (2011). Participação na II Antologia de Temas Originais (2010), III Antologia de Temas Originais (2012), Portalegre em Momentos de Poesia (2011), Antologia de Poesia Contemporânea "Entre o Sono e o Sonho III" (2012). Partilha com os cibernautas um espaço na internet, o seu blog, Vermelho Canalha, onde publica poemas, cartas e prosas poéticas e eróticas. Possui textos publicados em diversas revistas de literatura no Brasil. Fez parte do grupo de poetas convidados do Encontro Nacional de Poesia, Literatura e Arte: Portuguesia (2011). 



 Mamudo Hussene Cadango 
[MOÇAMBIQUE]

 
Senito Dalas Cadango, nome artístico de Mamudo Hussene Cadango. Nascido em 03/03/1978 em Quelimane-Moçambique. Ensino Secundário na Escola 25 de setembro local. Co-fundador do Núcleo de escritores da Zambézia (Neza) e antigo Membro efectivo da brigada literária Arone Fijamo. Colaboração com as Rádios comunitárias locais em vários programas artísticos. 



 Marta Cosmo 
[BRASIL]

 
Marta Cosmo é brasileira e nasceu na cidade de Itapajé, no Ceará. Filha de Antonio Cosmo Segundo e de Maria de Lourdes Rocha Cosmo, desde muito cedo demonstrou interesse pela escrita e a arte. Como escritora, participou da obra Valores pela paz, volume II, com a poesia “Ex-homem: reflexão de ninguém”, e de algumas antologias, entre elas: “Antologia literária Cidade” e “Para mostrar que te amo”. Recentemente esteve entre os que receberam o Prêmio de Melhores Poetas Lusófonos/2014 pela Editora Mágico de Oz. Como Artísta, participou da Exposição Transcodificações Urbanas, contemplada pelo Prêmio Proex de Arte e Cultura, UFPA/2011, com a obra “Arapuca”; participou dos Fotovarais: Belém 16.16 e Photomorfosis, e como uma das curadoras da “Mostra Outubro” da Fotoativa/2011; participou ainda da produção do Documentário “Por Falar em Arte e Museu” que teve estréia no Cine Olympia, Belém/PA em julho de 2014. Atua como Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Arte, também é Escritora e Artísta. Atualmente é mestranda em Sociologia e Estudante de Direito. 


Nelson Ferraz 
[PORTUGAL]

 
 Nelson Ferraz nasceu no Porto em 1952. O seu primeiro livro data de 1977. Desde então publicou vários livros de poesia e em prosa. Colaborou em diversos jornais e participou em várias antologias e publicações colectivas. É membro da APE (Associação Portuguesa de Escritores) desde 1978. 



 Pedro Valdoy 
[PORTUGAL]

   
 Francisco Pedro Curado Neves com oito anos começou a escrever pequenos contos infantis. Na escola publicou um jornal de parede intitulado "O Gavião" com 13 anos. Aos 20, influenciado por Fernando Pessoa começou a escrever poesia. Recebeu no Brasil um primeiro prémio de poesia e dois segundos. Tem cinco livros publicados. 


Rejane Machado 
[BRASIL]

 
Rejane Machado - Nascida no Rio de Janeiro, Brasil, sendo portanto, carioca, é Professora de Literaturas com cursos de Pós Graduação, é Doutorada em Filologia Românica. Exerce a crítica literária, tem 10 livros publicados e muitos outros por publicar, escreve contos, romances, crônicas e sobretudo ensaios histórico/literários. Detentora de vários prêmios, crê na inspiração e no trabalho de buril. 



 Ribeiro-Canotilho 
[MOÇAMBIQUE]

   
 Nasceu em 1946 em Lourenço Marques, Moçambique. Professor de EVT – Educação Visual e Tecnológica, Aposentado. Pintor d´Arte, desenhista, poeta, etc. Inserido em várias Antologias Poéticas. “Accademico Ordinario” e “Comendadore Accademico” (em Arte), em Itália, em 1996 e 1999,” Sócio de Honra” do CEMD, Parede, Portugal: 2011 e “Membro de Honra” do NALAL, Lisboa / LITERARTE, Rio de Janeiro: Brasil: 2014,etc. Publicou o livro Poalha de MussaM’Biki, em 2014. 



Rosangela Calza 
[BRASIL]

 
Rosangela Calza nasceu em São Miguel do Oeste (SC) num dia de verão do século passado. É florianopolitana por adoção desde 1989. Ama ler, estudar e viajar. Mestre em Linguística, escreve pelo prazer de ver se materializar em linhas retas as curvas da vida. Está representada em algumas Antologias no Brasil, Peru, Chile, Espanha e em Portugal, em revistas na Suíça, e em seus Blogs. Faz parte da Academia de Letras de Fortaleza (ALAF) e do Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires; recebeu o Prêmio de Melhores Poetas Lusófonos de 2015. 



Sónia Sultuane 
[MOÇAMBIQUE]

   
Sónia Sultuane, nasceu em Moçambique (Maputo), aos 4 de Março de 1971. É membro da AEMO (Associação dos Escritores Moçambicanos), onde também ocupou o cargo de Secretária da Assembleia Geral. É Membro do Núcleo de Arte. Faz parte do Conselho de Direcção do Arterial Network Mozambique. Foi cronista na revista Lua do jornal Sol (2011- 2012). Tem crónicas publicadas no jornal SOL e na revista Índico, revista de bordo das Linhas Aéreas de Moçambique. É consultora de arte das edições da Moçambique Fashion Week (MFW). É artista plástica e curadora. 



Susana Alves 
[PORTUGAL]

 
Susana Alves nasceu em Lisboa. Sempre teve a necessidade de se expressar em várias áreas artísticas. Dessa forma aprofundou conhecimentos nomeadamente na pintura e no desenho. A inspiração para criar fá-la renascer a cada momento. 



 Telma Brilhante 
[BRASIL]

   
Escritora, cearense, com mais de dez livros publicados entre contos infantis, contos para adultos, crônicas, e haicais. Organizou, em parceria com outros escritores, seis antologias. Escritora premiada. É membro efetivo da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Academia de Letras do Brasil (Vice Presidente) e outras. Colaborou em mais de cinquenta antologias. 



 Valdeck Almeida de Jesus
[BRASIL]

 
Valdeck Almeida de Jesus nasceu em Jequié-BA, em 15 de fevereiro de 1966. Membro da Academia de Letras do Brasil (Seccional Suíça), Academia de Letras de Jequié, da Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, União Brasileira de Escritores – UBE, União Baiana de Escritores - Ubesc e Confraria de Artistas e Poetas pela Paz – CAPAZ. Eleito Presidente do Colegiado Setorial de Literatura da Bahia (biênio 2013-2014), Conselheiro do Plano Municipal do Livro – Leitura e Biblioteca da Cidade do Salvador para o biênio 2014-2015. Jornalista de formação, escritor, poeta e ativista cultural. Autor de dezassete livros, participante de 110 antologias diversas. Patrocina um concurso literário desde 2005 que já publicou mais de 1600 poetas do mundo inteiro, com lançamento de 15 antologias, lançadas nas bienais do livro de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Festa Literária do Sertão de Jequié (Felisquié), Feira do Livro e da Imprensa de Genebra (Suíça). 



Valquiria Imperiano 
[BRASIL]

 
Valquiria Imperiano, brasileira radicada em Genebra, Suíça. Formada em Letras, escritora e artista plástica. Exposições de sucesso na Europa e no Brasil. Escreve poemas, contos e crônicas. Publicações: Southend-on-Sea Tales, Espelho meu Espelho e Cofre Aberto. Participou de várias Antologias. Membro da Academia ALAF, Acima e da Rebra. Ganhou concursos, tendo texto escolhido para a Antologia: Ser Brasileiro em Oslo e A princesa Imperial no Brasil. Premiada “Melhores Poetas Luso-brasileiros”. 


 Vera Novo Fornelos 
[PORTUGAL]

 
Vera Novo Fornelos nasceu a 2 de Maio de 1981, em Viana do Castelo. É autora de blogues culturais e de poesia e está presente em algumas antologias de poesia e contos, nacionais e internacionais. Publica em Revistas Culturais Moçambicanas como a Licungo e a Milandos da Diáspora. Foi seleccionada para os 100 melhores poemas do TOC140 do Fliporto 2013. Lançou o livro de poesia “Culto Oculto – a via poética do Ser Ascendente”, no Rio de Janeiro/Brasil, em Fevereiro de 2014. 



Zezinho Nascimento 
[BRASIL]

  
José Nascimento de Brito, residente em Salvador-BA, nasceu a 24 de Março de 1962. É autor do livro GREGÓRIO DE MATOS FOI UM JESUS CRISTO BAIANO – UM TRIBUTO A GREGÓRIO DE MATOS, que contém as letras das suas músicas (Zezinho é compositor), contém várias outras poesias e contém textos didáticos e textos poéticos ensinando como fazer poesias, como reduzir as palavras e os versos para que a poesia tenha uma cadência. O livro é uma alusão a Gregório de Matos Guerra, numa linguagem direta ao assunto: O poeta Gregório de Matos foi apelidado de “Boca do Inferno” pelos corruptos da época. Zezinho também é Membro Nacional Vitalício da Academia de Letras do Brasil, com direito à Cadeira 033/ALB/Piracicaba-SP.





Sem comentários:

Enviar um comentário